segunda-feira, 4 de abril de 2011

PELA PRIMEIRA VEZ O SINDS-RAUL TEVE REPRESENTANTE NA REUNIÃO NACIONAL DA CONLUTAS....


Por: Ramilson Lopes.

Resumidamente, a Conlutas, como o próprio nome diz, é uma coordenação, composta prioritariamente por entidades sindicais, mas também organizações populares, movimentos sociais e estudantis do Brasil inteiro e com manifestações de apoio mesmo fora do nosso país. Por isso, parte de suas lutas são decorrentes das demandas desses setores, abarcando suas bandeiras e procurando dar um caráter classista a essas mobilizações. Entre elas, a luta dos movimentos sociais e populares, dos estudantes, das mulheres, dos negros e negras e dos homemossexuais, além do estabelecimento de relações internacionais de trabalhadores e de movimentos sociais.
O Sinds-Raul filiou-se recentemente à Conlutas para agregar mais força e troca de experiências com outras entidades sindicais. Os benefícios dessa filiação ja começam a aparecer, prova disso é o fato de que pela primeira vez desde sua fundação, após votação entre seus diretores tive a honra de ser escolhido para representar nossa entidade na Reunião da Coordenação Nacional da CSP-Conlutas que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro nos dias 2, 3 e 4 de Abril. A reunião contou com 194 participantes, sendo 105 representantes com direito de voto e 89 observadores. Estavam representadas 47 entidades sindicais, 31 minorias de entidades e oposições sindicais, 04 movimentos populares, 02 movimentos de luta contra a opressão e 02 entidades estudantis.
No evento tive o prazer de conhecer grandes lideres sindicais, tomar conhecimento das lutas que estão ocorrendo pelo brasil afora, e falar também das lutas do Sinds-raul, estavam presentes também os treze militantes que foram presos injustamente por manifestarem-se contra a visita do Presidente Obama no dia 18 de março no Rio, eles contaram como foi a manifestação, qual foi seu objetivo, etc. Entre outras coisas a reunião debateu sobre as lutas internacionais como as que vem acontecendo no Egito e na Líbia, de assuntos nacionais como o absurdo e revoltante aumento nos salários dos parlamentares de 63% e dos ministros e altos cargos na máquina pública em quase 130%, e o desrespeito com a massa trabalhadora que teve aprovado um salário mínimo de R$ 545,00, ou seja, um aumento de míseros R$ 30,00 causando ampla indignação social no país. Nesse sentido, a reunião da CSP-CONLUTAS orienta as
regionais e entidades filiadas no sentido de organizarem caravanas representativas com envio de ônibus de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e sobretudo, de Goiás e entorno de Brasília, uma vez que a atividade será realizada na capital federal. Reafirmar a unidade de ação e colocar o dia 24 de março de 2011 como elemento central de nossas atividades neste período, garantindo uma participação marcante de nossa Central no ato do Congresso Nacional, certamente cumprem com um papel relevante na continuidade da luta para além desse dia. A Secretaria Executiva Nacional deve elaborar um jornal-manifesto para dar ampla divulgação sobre essa atividade e contribuir para organizar o processo nos estados. Também no dia 24 realizar nos estados e regiões ampla agitação e panfletagens inclusive aqui em Raul Soares.
Tenho certeza que este encontro serviu e muito para ampliar nossos horizontes, nele pude ver que em todo canto do Brasil existe gente com as mesmas causas que defendemos, gente que como nós estão cansados de verem o capitalismo tendo prioridade sobre os sentimentos humanos. Eu me sinto orgulhoso de poder ter representado o nome do Sinds-Raul, como uma instituição séria, capaz de lutar pelos seus objetivos.

Raul Soares está começando a perceber que um povo não pode cruzar os braços e simplesmente esperar as coisas acontecerem. Por isso a participação de todos os funcionários públicos municipais e os simpatizantes de nossas causas é tão importante para que as transformações necessárias ocorram o mais rápido possível. Estamos organizando para o dia 29 de abril, uma assembléia pública com a participação de companheiros da Conlutas de Belo Horizonte que acontecerá na praça da cultura, onde toda a população terá a oportunidade de se interar de nossas reivindicações e objetivos.
Tenho certeza que todo apoio será muito bem vindo.





 

Um comentário:

  1. É isso aí Ramilson. O sindicato de Raul precisa de estar presente em todods os espaços para fortalecer os servidores de Raul. Vicente Barboza que nos aguarde!
    Marcia B

    ResponderExcluir