domingo, 6 de novembro de 2011

A Ponte do Bilhão no Amazonas







É possível que você fique chateado com a administração deste país após ler este post…


Ponte Rio Negro é um marco na integração da região Metropolitana de Manaus, no Amazonas

Com 3.595 metros de comprimento, a Ponte Rio Negro é considerada a maior ponte estaiada (com 400 metros de trecho suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda no mundo, atrás apenas da ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela.


O custo total da obra é de R$ 1,099 bilhão. O montante inclui, além dos 3.595 metros da ponte, obras complementares. A velocidade máxima permitida ao longo da ponte é de 60 quilômetros por hora. O trânsito de bicicletas não será permitido. Os pedestres poderão andar na ponte em área reservada, nas partes laterais.


1 bilhão de reais é muito dinheiro. Daí eu me perguntei se este pode ser o valor normal para uma ponte de 4 km, ou não. Vejamos a famosa ponte Rio-Niterói, que tem 13 km de extensão custou na época 289 milhões de Cruzeiros novos, sabe quanto isso dá em Reais? Não? Nem eu… então vamos pro próximo exemplo.

Na Venezuela, temos a maior ponte da América Latina, com 11 km de extensão feita pela Odebretch, que também faz algumas obras aqui. É chamada de Ponte Mercosul. Custou 990 milhões de dólares. O detalhe é que além de 4 pistas, ainda tem um trilho abaixo para o trem passar.

Isso sem falar da maior ponte do mundo, na China, chamada Ponte Qingdao Haiwan que tem 42km de extensão e custou 3.6 bilhões de reais.

E achei uma ponte com características semelhantes à brasileira (já que também tem 400 metros de trecho suspenso), porém menor no comprimento. A ponte é a Thuan Phuoc e fica no Vietnã. Tem quase 2 km de extensão e custou… e custou… 42 milhões de dólares.

Ou seja, não sei o que eles usaram na ponte no Vietnã, mas sei que passam carros e ela está suspensa até hoje. Portanto para aumentá-la em 2 km não creio que seja necessário mais 920 milhões de reais, não é mesmo… Já 1 bilhão para uma ponte de 4km. Oi??

Infelizmente o Brasil descobriu um jeito de desviar recursos que é muito perigoso, que é desenvolvendo o próprio país.
 
Fonte: Blog Tribo Jovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário