quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Coopertrim concluindo processo de recuperação da Tarza


A Cooperativa dos Trabalhadores da Indústria Metalúrgica de Raul Soares/Coopertrim realizou nesta noite de 22 de novembro, no Salão da Câmara Municipal, uma assembleia geral entre os cooperados com finalidade de prosseguir com o processo de recuperação da Fábrica Tarza que vem se arrastando por quase três anos junto aos órgãos de competência.

A empresa que mantinha a Tarza é massa falida (consolidada) e a Coopertrim, cujo presidente é Efigênio Francisco Avelino, se empenha com esforços possíveis para reativar a fábrica em sistema cooperativista, como já acontece (de forma satisfatória) com várias outras empresas produtivas no País e que tiveram o mesmo insucesso da Industrial São Sebastião.

A assembleia reunida conseguiu seus objetivos. A partir de então a Coopertrim vai solicitar do Poder Judiciário concessão de arrendamento do imóvel e maquinário e voltar a produzir a marca Tarza, conceituada no mercado e presente em mais de 20 itens de ferramentas para a agricultura, construção civil e etc.

A expectativa dos presentes se misturou à esperança, pois o imprescindível apoio para que a fábrica volte a funcionar se fez realidade na efetiva participação do ex-empregados, do poder público e da comunidade raul-soarense.
O processo de recuperação da Fábrica Tarza ruma-se à conclusão, todos desejam o imediato restabelecimento de sua linha de produção que nasceu há 65 anos pelo ideal de Cesare Tartaglia e José Raimundo de Souza.

Para formalização de arrendamento a Coopertrim conta, ainda, com apoio de renomadas instituições que se fizeram presentes nesta importante reunião, seguintes:
Uniforja - Cooperativa Central de Produção Industrial de Trabalhadores em Metalurgia, constituída em meados de 2000. Situada em Diadema-SP, em uma área própria de 65.000m2, é a maior fabricante de anéis, flanges e conexões de aço forjado de toda América Latina, representada pelo diretor José Domingos Peres dos Santos.
Unisol Brasil – é uma associação civil com fins não econômicos, de âmbito nacional, de natureza democrática, cujos fundamentos são o compromisso com a defesa dos reais interesses da classe trabalhadora, a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas, a eficiência econômica e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira com base nos valores da democracia e da justiça social, representada pelo coordenador geral Alexandre Antonio do Silva.
Fem – Federação Estadual dos Metalúrgicos de Minas Gerais, representada por Heraldo Silva Ferreira.
Cut-MG –
Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região, representado pelo secretário Júlio César Franca de Oliveira.
Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Confederação Nacional dos Metalúrgicos, representados pelo diretor Ubirajara Alves de Freitas.
Confederação Nacional dos Metalúrgicos.
Sindicato dos Metalúrgicos de Raul Soares, representado pelo diretor José Mário Comini.
Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Raul Soares, representado pelo presidente Ramilson Pires.

Estiveram presentes, ainda, a imprensa local, Nelson Alexandre, Itamar Carvalho, o advogado Luciano Garíglio Cezar, Ramilson Lopes, vereadores Ramiro Grossi, o presidente da Câmara Romeu Barbosa “Rui do Jipe”, Eimard Ribeiro e Célio Nesce, empresário César Aníbal Alves, Américo Nogueira Tartaglia e Juarez Tadeu Alves, entre outros.

A Coopertrim foi criada com objetivo principal de proporcionar o exercício da atividade profissional aos seus associados por meio da organização do trabalho em bases coletivas. E como cooperativa de trabalho de propriedade dos trabalhadores irá desenvolver esforços no sentido da indústria metalúrgica Tarza retomar o seu funcionamento. 
 
Fonte: Regional Raul Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário