sexta-feira, 29 de março de 2013

Resposta ao Blog Déiafix sobre opinião da atuação do SINDSRAUL

Hoje de manhã, vários amigos me ligaram indignados com o que viram no Blog Déafix de propriedade da Sra. Andréa Santos e republicado pelo POL, falando sobre o SINDSRAUL.
Segundo a opinião da blogueira, o nosso Sindicato não tem empenhado forças suficientes para que o pagamento da folha de Dezembro de 2012 fosse efetuado junto com o pagamento do 13º de 2012, que como já noticiado, será pago até o próximo dia 10. Em sua matéria ela insinua, maliciosamente,que a Diretoria deste Sindicato esta sendo manipulada pela atual administração e não está cumprindo com seu papel principal de cuidar dos interesses dos servidores.
Bom, opiniões todos nós temos, é um direito de todos e como tal deve ser defendido. O que me tranquiliza é saber que tal opinião vem de uma pessoa que defendeu (e ainda defende) de unhas e dentes a administração passada, única responsável pelo atraso dos pagamentos e das dívidas deixadas para todos nós pagarmos.
Esse ponto deve ser bem frisado: quem deixou de pagar o salário de dezembro e o 13º foi a administração do Sr. Vicente Barboza, que no total deixou um dívida de mais de 3 milhões de reais. Outro ponto, é que nos anos anteriores não houve atraso de nenhum pagamento e justo no ano em que ele perdeu a eleição(mesmo sendo apoiado pela Sra. Andréia Santos e Companhia) foi deixada essa dívida gigantesca.Isto, repito, sem que houvesse queda de arrecadação, ou seja, no ano da eleição perdida gastou-se muito mais do que nos anos anteriores. E agora, essas pessoas vêem se queixar de atrasos nos pagamentos, como se a culpa fosse da atual administração e tendo como cúmplice o SINSDRAUL.
 Vejam bem, em cada ano de administração o município deve pagar 13 salários aos servidores, mas no ano passado o Sr. Vicente Barbosa, defendido por Andreia Santos e Companhia, pagou somente 11 desses salários, deixando 15salários para a atual administração pagar.
O SINDSRAUL, desde que está sob minha direção, vem desempenhado suas atividade de maneira exemplar, e isto pode ser confirmado por todos aqueles que frequentam as reuniões e participam do dia-a-dia do sindicato, que não é o caso da Sra. Andreia Santos. Mas não somos irresponsáveis ao ponto de exigir da atual administração que pague os salários de uma só vez e imediatamente, pois como bem disse o nosso Promotor de Justiça, em reunião da Câmara dos Vereadores, a prefeitura tem compromissos inadiáveis, como a saúde, educação e o saneamento, que devem ser pagos antes dos salários atrasados pela irresponsabilidade da antiga gestão. Isso não significa que estamos deixando de lutar para que o pagamento aconteça o mais rápido possível, porém, estamos agindo de maneira responsável.
Quanto ao desconto da contribuição sindical obrigatória, que acontece uma vez por ano, e que também foi questionado pela militante do Sr. Vicente Barboza, vale lembrar que além de obrigatório ele é constitucional, mesmo antes de o SINDSRAUL existir e está prevista nos artigos 578 a 591 da CLT.
Além disso, o sindicato não fica com todo o dinheiro desse desconto, esse valor é dividido da seguinte forma:5% para a Confederação; 15%para a Federação; 60% para o sindicato respectivo e 20% a “Conta especial Emprego e Salários” do governo federal.  Portanto se em Raul Soares não existisse o sindicato da classe, esse valor seria recolhido do mesmo jeito.
Para deixar as coisas bem claras, em recente reunião deliberativa com os membros da diretoria desse sindicato, foi aprovada a redução do desconto dos filiados, passando de 2% para apenas 1% do salário base dos nossos filiados.

Agora, me espanta o desrespeito dessa comunicadora com seus leitores e com a comunidade, ao proferir opiniões completamente fora da realidade, induzindo de maneira, no mínimo covarde, que seus leitores acreditem que a culpa dos salários atrasados seja por falta de esforços do nosso sindicato.
Agora, o porquê deste comentário tendencioso e eleitoreiro, fica a critério de sua interpretação.
Uma dica: procurem saber quem se intitula jornalista e as intenções destas pessoas ao atacarem uma instituição séria e democrática como o SINDSRAUL. Vale a pena saber quem está querendo influenciar sua opinião e manipular seu comportamento, mesmo longe das eleições. Afinal de contas, o município é de todos nós e responsabilidade se aprende de berço, sejamos pessoas de “óculos” ou não, todos devemos assumir a responsabilidade nos nossos atos!
Para terminar, deixo meu apelo àqueles que têm o “poder” de influenciar a opinião da população de Raul, tenham mais compromisso com a ética profissional, tenham mais respeito com seus leitores e deixem a campanha política municipal para 2016.

Um comentário:

  1. Patrícia M. O. Valadares29 de março de 2013 às 18:23

    Parabéns ao SindsRaul pelo trabalho que vem realizando! Acho ótimo que sua atuação está sendo criticada! POR QUE TRABALHO SÉRIO, FEITO COM COMPROMISSO E COMPETÊNCIA atrai muitos comentários tendenciosos! Quem critica deveria participar mais, entender como funciona um sindicato. Comece por estudar a história dos sindicatos, a história do próprio sindicato de sua cidade e IR À LUTA!!!!

    ResponderExcluir